Conar lança guia para publicidade com influenciadores

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Documento, criado pelo grupo de trabalho de publicidade digital, visa especificar definições éticas para as ações de marcas com criadores de conteúdo

(Crédito: Ferrantraite/ iStock)

Para acompanhar os novos formatos de publicidade das mídias sociais, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) lança o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho para a publicidade digital, criado em 2019 com o intuito específico de estabelecer regras e normas para a conduta ética nos anúncios e campanhas no ambiente digital.

O objetivo do guia é definir as regras para as ações publicitárias realizadas no ambiente digital, sobretudo as desenvolvidas por criadores de conteúdo, que já respondem por boa parte dos processos analisados pelo Conar nos últimos anos. De acordo com os especialistas da entidade responsáveis pelo guia, os influenciadores “possuem reconhecida posição de destaque no ambiente online, podem desenvolver papeis econômicos que contribuem para o suporte das atividades de criação de conteúdos relevantes, integrando, dessa forma, a cadeia de comunicação comercial digital.”

A primeira parte do guia define o que caracteriza a publicidade feita por um influenciador: divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a ele associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e agência, e ingerência por parte deles sobre o conteúdo da mensagem.

Um dos pontos que o guia enfatiza é a necessidade de o conteúdo ser identificado como publicidade, sugerindo a sinalização por meio de palavras como ‘publicidade’, ‘publipost’ e ‘publi’.

Outro ponto destacado no guia é a importância de agências e anunciantes moverem esforços para informar o influenciador a respeito das regras do Código de Autorregulamentação e dos cuidados que devem ser tomados com a postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Ultimas Postagens

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É PASSADO, ESTÁ SURGINDO UM NOVO DNA.

INTERNET DAS COISAS EM GADGETS

Google cria fundo para combater desinformação sobre a vacina

Como preparar o marketing para a LGPD?

5 tendências do e-commerce para 2021

Conar lança guia para publicidade com influenciadores