TikTok: como construir relacionamentos com clientes e melhorar a imagem da marca

Em palestra ao CMO Summit, Silvia Belluzzo, Head of SMB Marketing LATAM do TikTok ofereceu dicas a empreendedores que miram alavancar os negócios na plataforma

Para uns, uma rede social destinada à publicação de vídeos curtos e entretenimento. Para outros, uma plataforma de negócios robusta, que permite que empreendedores, pequenos e médios negócios se aproximem de nichos de público bastante específicos.

Estas são duas maneiras de descrever o TikTok, empresa que prefere unir o melhor das duas definições para descrever a si própria como uma plataforma de entretenimento que permite que negócios se conectem de forma significativa com os usuários em larga escala.

Números divulgados pela plataforma apontam que a definição funciona na prática. Usuários do TikTok são 15% mais simpáticos à probabilidade de comprar de produtos de pequenas e médias empresas em comparação ao índice declarado por usuários de outras redes sociais.

Participante do CMO Summit, Silvia Belluzzo, Head of SMB Marketing LATAM do TikTok, detalhou o escopo comercial da plataforma durante a palestra “Toda Empresa Cabe no TikTok” e indicou estratégias para que empreendedores, pequenas e médias empresas possam alavancar seus negócios com o auxílio da rede.

TikTok em 5 passos

O primeiro passo recomendado pela CMO é a busca por comunidades compatíveis com a oferta de cada negócio. Para isso, é preciso conhecer os caminhos da plataforma e consumí-la é a melhor maneira para entender seu funcionamento. “Ao utilizar o TikTok, empreendedores poderão se conectar com trends e compreender como diferentes comunidades se conectam entre si, como os membros se comunicam e o como o negócio pode ter relevância dentro da plataforma”, pontua.

A explicação para o protagonismo das comunidades pode ser explicada pela tendência de que grupos nichados, quando fiéis a uma marca, tendem a engajar mais e com maiores índices de qualidade. “Mais importante do que ter três ou quatro milhões de seguidores é ter, talvez, mil que façam sentido para a sua marca, que vão engajar de uma maneira única. O segredo está em encontrar uma forma para trabalhar com nichos dentro da plataforma”, prossegue.

Outra dica oferecida pela CMO é a criação de uma conta corporativa para distinguir o tipo de perfil utilizado por cada empreendedor. “Se você tem uma empresa ou um serviço, é muito importante que você identifique a sua página como uma conta corporativa. Dessa forma, a plataforma lhe dará acesso a insights, métricas e informações essenciais para tomadas de decisão, como o engajamento do público, por exemplo”, indica Silvia.

A exemplo do que acontece durante o desenvolvimento de ações para outras plataformas e redes sociais, a presença no TikTok também exige a criação de estratégias assertivas e a definição de objetivos palpáveis. “O mais importante ao definir uma estratégia é entender o que é mais relevante para um negócio. Alguns podem começar com a produção de conteúdos orgânicos, que permitem uma aproximação mais íntima com o cliente, enquanto outros podem optar por a fazer anúncios com a plataforma TikTok ads manager, que contribui para intensificar a voz da marca e impulsionar conteúdos de forma personalizada”, explica a CMO.

Para os iniciantes, a tarefa de encontrar a própria voz para embalar as comunicações dentro da plataforma pode ser um grande desafio, que pode ser driblado pela experiência no TikTok. “Uma maneira prática para começar a criar conteúdo dentro da plataforma é simplesmente mostrar o seu produto ou serviço. Por exemplo, criar tutoriais com demonstrações de como utilizar um produto, principalmente se você está falando de um produto inovador, é uma boa ideia para aumentar a conexão com a audiência e gerar conteúdo autêntico”, recomenda Silvia.

Finalmente, o quinto e último passo se relaciona à velha máxima de aprender com a experiência ao observar cases de sucesso de empreendedores que utilizaram o TikTok para alavancar o alcance dos negócios. “Nada melhor do que a gente acompanhar quem vem vendendo uma história de sucesso dentro da plataforma, quem descobriu como se comunicar, como alcançar e se conectar diversas audiências de uma maneira única e eficaz”, finaliza a CMO.

Fonte: Mundo do Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Meta Creator Marketplace: A solução da Meta para que marcas encontrem os influencers perfeitos para suas campanhas

Apple Search Ads: nova plataforma de anúncios para apps na App Store chega ao Brasil

Como educar, treinar e engajar equipes e funcionários em prol da inclusão efetiva?

Conheça Sora, a nova ferramenta de criação de vídeos da OpenAI capaz de gerar vídeos a partir de prompts em texto, ou também de imagens estáticas existentes

Ama ou odeia bombom Caribe? Garoto lança ovo de Páscoa visando gerar controvérsias

As crises como agentes de mudança: como as empresas podem se preparar e se reinventar após uma crise

Os maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

NFT cresce 11.000% em um ano: é uma boa ideia para as marcas pensarem nisso como uma estratégia?

5 tendências do e-commerce para 2021

Snapchat apresenta chatbot com tecnologia GPT da OpenAI

O que é branding e como agir com foco no consumidor?

Em combate ao racismo, Boticário troca “Black Friday” por “Beauty Week”

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL