Please log in or register to like posts.
Notícia

Gosto de me referir a Internet das Coisas (#IoT) como um negócio e não tecnologia.

Afinal, o IOT em si, no meu ponto de vista, não é uma tecnologia, é uma combinação de tecnologias que permite novos business em uma enorme rede de sensores, dispositivos, smartphones e vestíveis conectados e inteligentes integrando e aproximando nós humanos com o mundo físico “as coisas”.

Como tudo em 2020 foi avassalador, com a Internet das Coisas não foi diferente mas, diferente de muitos negócios, foi avassalador de forma positiva já que o IOT permite que a gente acesse, controle, monitore, interaja, rastreie quaisquer dispositivos conectados de forma remota, em tempo reale, isso por si, só acumula vantagens sem precedentes e, especialmente, em tempo de retiro (já nem vou usar a palavra quarentena porque tá virando 40 meses e não 40 dias rs), bem aventurados os que podem usar o negócio IOT e fazer o que precisa ser feito, sem precisar se deslocar.

Além do mundo corporativo, nossas atividades diárias também têm uma grande influência na IoT.

Embora a IoT tenha um impacto em todos os aspectos de nossa vida, vamos dar uma olhada mais de perto na IoT no que se refere à Gadgets.

Gadgets

Gadget é uma gíria tecnológica pra designar dispositivos eletrônicos portáteis, criados para facilitar funções específicas e úteis no cotidiano. São inovações produzidas de modo inteligente ou com desenho mais avançado.

Além de inteligentes, podemos trazer aos Gadgets o IOT, tornando-os também conectados.

Quando nos referimos a Inteligência, entenda a aplicação de programação atreladas a Inteligência Artificial (#AI), Datascience, Machine Learning, Deep Learning e outras programações que facilitam a vida e o negócio. Isto é mais um motivo de eu me referir a IOT como um negócio e não como uma tecnologia, só o sensor conectado, sem essa “inteligência” não tem tanto glamour para mudar novas vidas, o mundo e a forma como vivemos e nos relacionamos.

1- Bagagem Inteligente

A tendência de “bagagem inteligente” está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes e você está procurando entrar no movimento?

Para começar, o que é uma mala inteligente?

Uma mala inteligente é qualquer peça de bagagem incorporada a algum tipo de função eletrônica que torna sua vida um pouco mais fácil.

Mas por que você precisa de bagagem inteligente?

Embora nem todo item que você possui precise ser “inteligente” por si só, acreditamos que a bagagem inteligente serve especificamente para um propósito que provavelmente vale a pena ter todos os extras.

A verdade é que a bagagem inteligente tem a capacidade de reduzir os grandes estressores da viagem – muitos deles familiares para quem já colocou os pés em um aeroporto. Quer seja para:

  • Carregar seu telefone
  • Pesar a mala,
  • Encontrar a mala ou o seu filho que esteja usando a mochila conectada ou encontrar seu computador,
  • Acionar um alarme antifurto

Uma mala inteligente pode fazer bem em muitos casos – quem nunca teve stress com isso?!

Você pode ver outro exemplos de como uma Empresa pode aproveitar benefícios de uma mala conectada aqui:https://www.youtube.com/embed/9FJRBMEKhVs?feature=oembed&enablejsapi=1&origin=https%3A%2F%2Ftudosobreiot.com.br

2- Geladeira Inteligente

Permite que você navegue na Internet, conecte-o com aplicativos móveis e outros dispositivos inteligentes, proporcionando muita diversão.

Você pensou que só a sua Televisão fosse smart?

Se você é como eu que quase já não vê mais TV aberta, pode economizar em não ter mais TV na cozinha, a sua geladeira smart vai te permitir acessar seus app favoritos para assistir os noticiários enquanto toma café, você vai acessar sua agenda do dia com as mãos livres para não ter seu smartphone sujo de manteiga e ainda troca todo dia as fotos e ou mensagens que gosta de ter pregada na sua geladeira sem ter que grudar de novo quando tiver que limpá-la.

As geladeiras conectadas são realidade, desde 2016 foram anunciados na CES (A International Consumer Electronics Show) e permite que você veja o interior de qualquer lugar por meio de suas câmeras avançadas que capturam imagens sempre que a porta se fecha.

Isso permite que os consumidores rastreiem o que têm na geladeira e o que precisam comprar no supermercado quando estiverem no supermercado acessando as imagens em tempo real do seu celular.

Para crianças ou idosos que podem ignorar as datas de validade, os refrigeradores inteligentes podem ajudar a gerenciar isso, enviando alertas sobre o que deve ser jogado fora. Você pode até vincular a geladeira conectada a aplicativos de receitas e compras de supermercado online.

O preço ainda é bem alto e considerável para se ter um – mas isso vai mudar com o aumento da procura e o futuro também prevê outras oportunidades para integrar com os assistentes pessoais, tipo Amazon-Echo, que reordenaria automaticamente certos produtos quando eles alcançassem níveis baixos detectados por sua geladeira.

A segurança é outro fator a ser considerado. Os aparelhos inteligentes estão sujeitos aos mesmos riscos de segurança cibernética do nosso computador e smartphone.

Imagine que quando acessamos nossa agenda e e-mail através destes dispositivos, na geladeira por exemplo, há maior risco de espionagem e roubo.

As geladeiras inteligentes capturam muitos dados sobre os padrões do nosso comportamento.

Estes dados que podem indicar a que horas você acorda de manhã (pegar leite para o seu café ) e sai de casa para trabalhar (pegar sua marmita), quando volta para casa à noite (leva os ingredientes para o jantar), a que horas você vai para a cama (logo depois de colocar aquela o pote de sorvete de volta no freezer), e quando você ficar fora da cidade por um longo período de tempo (a geladeira permanece fechada por vários dias).

Se essas informações caírem nas mãos erradas, pode haver riscos para sua casa, você e seus familiares. Esses riscos de segurança expõem os consumidores com aparelhos inteligentes a vulnerabilidades adicionais que podem não valer os benefícios mencionados acima. Deixe nos comentários o que você acha sobre isso, por gentileza.

Uma maneira de mitigar o risco ataques cibernéticos é garantir que você use diferentes conexões de internet em seus vários dispositivos inteligentes e proteção de Malware (código malicioso, programa malicioso, software nocivo, software mal-intencionado ou software malicioso, é um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita).

3- Para Controle de Doenças Crônicas

Estima-se que há no país 10 milhões de pessoas com diabetes, e, em cada dez brasileiros, três são hipertensos.

Nem sempre vamos poder proibir a combinação clássica de cerveja e petisco frito mas, se diabéticos e hipertensos se renderem a tentação, tem que ficar atendo e se prevenir no controle e nada de esconder do seu médico! Veja os benefícios de alguns acessórios inteligentes e conectados:

Monitor de Glicemia

Excelente para pacientes com diabetes é o Glicosímetro.

Glicosímetro é o nome de aparelho que mede os valores de açúcar no sangue, é o principal instrumento para quem tem diabetes saber se a sua taxa de glicose no sangue.

Basta uma pequena gota de sangue e o resultado sai na hora.

Estes aparelhos podem ser conectados ou sincronizados com outros dispositivos conectados, por exemplo, com Smartphones, permitindo que a pessoa controle sua glicemia de maneira mais eficaz e inteligentes podendo:

  • Consultar histórico
  • Enviar os resultados diretamente para o médico.
  • Acessar gráficos de contagem de carboidratos, unidades de insulina, controle glicêmico, entre outros.
  • Permitir acesso de terceiros quando necessário (por exemplo, numa emergência/pronto socorro)

Medidor de pressão

Mais um acessório muito útil para os hipertensos, funciona como um medidor de pressão comum. O medidor é colocado no braço e um botão é apertado. Com o uso do Bluetooth, os dados são transmitidos para o aplicativo, que se abre automaticamente assim que o aparelho começa a funcionar.

Como o histórico fica registrado, os dados podem ser enviados para o médico para análise e melhora no tratamento.

———————————————————————————————————-

Referências:

https://mashable.com/roundup/best-smart-luggage/.
https://www.samsung.com/us/explore/family-hub-refrigerator/overview/.

Reactions

0
0
0
0
0
0
Already reacted for this post.

Reactions

Ninguém gostou?

Deixe uma resposta