Ambev Tech Investe na Capacitação e Liderança de Mulheres na Tecnologia

Embora tenha havido um aumento na discussão sobre a importância das mulheres no setor de tecnologia nos últimos anos, a participação delas ainda é notavelmente escassa. No Brasil, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelam que apenas 20% dos profissionais de TI são do sexo feminino. Quando se trata de liderança no campo da tecnologia, a participação é ainda menor. De acordo com um estudo realizado em 2020 pela KPMG em parceria com a Harvey Nash, apenas 11% das lideranças de tecnologia em nível global são ocupadas por mulheres. 

Com o objetivo de incrementar o número de mulheres ocupando cargos técnicos de alto escalão na área de desenvolvimento, a Ambev Tech, hub de tecnologia da empresa, proporcionou treinamento para 27 mulheres através do programa Eleve Elas. As desenvolvedoras selecionadas, que trabalham na Ambev Tech, bem como nas plataformas do Zé Delivery e do BEES, passaram por um programa de formação especializado em arquitetura de software. 

Além do conteúdo ministrado durante o curso, todas as participantes receberam orientação personalizada de profissionais da empresa, que as auxiliaram a aprofundar os temas abordados nas aulas. Além disso, as mulheres inscritas tiveram a oportunidade de aproveitar cursos curtos e obter certificações adicionais da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) por meio de uma colaboração estabelecida entre a Ambev Tech e essa instituição de ensino. 

Após a conclusão da capacitação, as participantes foram organizadas em equipes com o objetivo de criar um projeto de MVP, que é uma abreviação em inglês para “Minimum Viable Product” ou “Produto Mínimo Viável”. Isso implica desenvolver a versão mais simplificada e eficiente de um produto, utilizando recursos mínimos, para apresentar a ideia central de valor. Este projeto foi destinado ao aplicativo Zé Delivery. As equipes vencedoras desse desafio foram premiadas com uma bolsa integral para cursos de curta duração em tecnologia oferecidos pela FIAP. 

“Por meio da escuta ativa identificamos a necessidade de criar esse projeto. A ideia é, num curto e médio prazo, que essas mulheres ocupem os cargos de engenharia de dados. Após os ciclos de avaliação, vamos analisar os pontos de evolução delas e entender os de melhoria para trabalharmos nas mentorias que seguem mesmo após a conclusão do programa, para fechar esses gaps e acelerar essa virada de função”, afirma Fabi Reinert, Head de Engenharia da Ambev Tech. 

Além de desenvolver tecnicamente as participantes, a iniciativa visa também potencializar suas soft skills e outras competências, preparando-as para desafios de cargos mais seniores. Para promover mais diversidade e inclusão na companhia, a empresa tem também vagas afirmativas em aberto, com foco em mulheres, pessoas pretas ou pardas e PCDs. Os interessados podem checar todos os detalhes e se inscrever para o processo seletivo neste site

Fonte: M&M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Meta Creator Marketplace: A solução da Meta para que marcas encontrem os influencers perfeitos para suas campanhas

Apple Search Ads: nova plataforma de anúncios para apps na App Store chega ao Brasil

Como educar, treinar e engajar equipes e funcionários em prol da inclusão efetiva?

Conheça Sora, a nova ferramenta de criação de vídeos da OpenAI capaz de gerar vídeos a partir de prompts em texto, ou também de imagens estáticas existentes

Ama ou odeia bombom Caribe? Garoto lança ovo de Páscoa visando gerar controvérsias

As crises como agentes de mudança: como as empresas podem se preparar e se reinventar após uma crise

Vinicius Jr.: como o racismo impacta os patrocinadores e o futebol

6G chega aos debates do MWC, com previsão para 2028

Microsoft reduz investimento global em publicidade em 40%

TIM se une a empresas para fomentar carreira de mulheres

Diversidade na Inovação: Tramontina lança produto inspirado em Beni, criança no Espectro Autista

Adobe promete recompensar artistas e fotógrafos que tiveram obras utilizadas para treinar inteligência artificial

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL